quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Regras da Casa- Alterando os Pontos de Vida

 

As regras de pontos de vida são um ponto em comum de todas edições do jogo de fantasia mais famoso, mas ela não é uma unanimidade em ser algo célere. Em minhas mesas tenho utilizado uma regra funcional e ágil, que para alguns jogadores pode soar no mínimo estranho, mas como leves alterações o jogo permanece o mesmo espírito.

Na verdade ainda evoca os wargames do qual o jogo de fantasia fora concebido. Os pontos de ferimentos substituem os pontos de vida desta forma sendo uma unidade de quanto o personagem resiste a ferimentos. Passei a utilizar estas regras em minhas mesa OSR.

Todos personagens possuem 2 pontos de Ferimentos iniciais modifique pelo modificador de Constituição, no mínimo 1 ponto de ferimento inicial. Uma forma de conversão em dados de vida seria:

D4-D6| 2

D8-D10| 3

D12| 4

após isso criei uma nova regra para receber novos pontos de ferimentos valorizando a evolução do personagem no decorrer da narrativa.

D4 a cada 4 níveis +1 ponto de ferimento.

D6 a cada 3 níveis +1 ponto de ferimento.

D8+ a cada 2 níveis +1 ponto de ferimento.

 Outro caminho que ainda não testei foi conceder 1 ponto de ferimento a cada nível, mas o personagem para de adquirir pontos de ferimentos assim que chegar ao seu dado de vida, um personagem de dado de vida d6 poderia receber até 6 pontos de ferimentos desta forma por exemplo.


Monstros

 Considere seu nível/ dados de vida indiferentemente ao seu modificador de constituição(em edições modernas) seu numero de ferimentos. Além disto o nível da criatura ou oponente determina o quanto de ferimento ele pode infligir.

Nível| Ferimento Causado

0-2| 1 ponto de ferimento.

3-5| 2 pontos de ferimentos.

6-8| 3 pontos de Ferimentos.

9+| 4 pontos de Ferimentos.


Dano

Não haverá mais rolagem de dano, rolou o ataque acertou é infligido o ponto de ferimento.Sempre ao acertar o oponente cause apenas 1 ponto de ferimento e em um resultado 20/ crítico cause 1 ponto de dano adicional.

As armas podem passar a ser descredibilizadas, mas lembre que posicionamento, manobras de combate e o combat-fu continua valendo.

Magias causam dano igual ao seu nível, desta forma uma bola de fogo causaria 3 pontos de ferimento aos alvos assim como magias de cura restaurariam igual ao seu nível. O mestre deve sempre saber operar e adaptar a regra desta forma.

Conclusão

Desta forma o combate torna-se mais rápido, letal e heróico, sem a possibilidade de rolar um 1 e em um dado e ficar frustrado todo ataque irá ser perigoso tanto para os jogadores quanto para os opoentes, além de acelerar o combate consideravelmente.

Diga se o que você gosta ou possui alguma ideia para aprimorar a minha regra da casa?



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário