quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que é RPG Old School?


Muitos blogs sobre rpg já falaram sobre o  que é um rpg old school e new school, mas ao meu ver o principal é a diversão que ele proporciona. Eu conheço o rpg desde meus 13 anos de idade e tenho 24 (Mais da metade da vida jogando e mestrando!), joguei inúmeros sistemas e tipos de RPG, mas sempre ficou como meu predileto o fantasia medieval.

O AD&D e o D&D 3.5 foram meus primeiros jogos, mas o 3D&T foi o que me iniciou como mestre, entre todos rpgs que mestrei e joguei eu notei a seguinte particularidade, aonde tinha muitas regras acontecia mais discussões sobre ela do que do jogo em si. Isso levava a interrupções desnecessárias sobre o funcionamento da mecânica do sistema, do que da história sendo contada em si. Existe a regra de ouro do mestre ser a vo final, mas na prática os jogadores tendem a bater o pé para pender para eles a vantagem, foi no empírico que aprendi que a regra não resolve tudo.

Quando chegou a 4ª edição do D&D veio para mim uma frustração, o sistema era equilibrado e ótimo para fazer aventuras, o mestre detinha controle das regras, mas o "espírito do jogo" foi exorcizado. O new school tinha se afogado em tantas regras e equilibrio, que esqueçeu da gênese e objetivo do jogo, a diversão dos jogadores. O jogo de fantasia não é para ser equilibrado, a regra deve ser justa, mas não é feita para medir a diversão ou disputa entre os jogadores, a história tem mais importância e o new school pecou nisso.

Não tenho nada contra o new school, mas a iniciativa old school que acompanhei junto com a tola guerra de edições foram um velho novo suspiro para o nosso jogo favorito e dela resultou bons resultados, com ótimos rpgs e muito material indie para todos, novas formas de narrativa compartilhada, tem para todos os gostos... Meu blog dedicar-se-á ao rpg old school de fantasia medieval, em especial a minha nova paixão o Old Dragon da Redbox Editora e adaptarei vários materias e espero em breve produzir material para o meu cenário.

Saudações a todos!

O Bardo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário