sábado, 11 de março de 2017

Kuesuto & Doragons

Apresento a vocês, meu projeto de OSR, um rpg inspirado nos JRPG eletrônicos clássicos como Dragon Quest, Final Fantasy, Shinning Force, Fire Emblem e nos Animes de Fantasi como Fly, o pequeno guerreiro. 
Kuesuto & Doragons traduzindo seria Quest & Dragons ou Jornadas e Dragões. A intenção é fazer uma brincadeira com as palavras como elas são ditas em japonês. 
Em breve disponibilizo um bestiário e uma aventura introdutória, este livro ainda é um esboço, mas é possível jogar com ele sem problemas. Preciso do feedback de vocês para uma versão definitiva!
Espero que divirtam-se.


9 comentários:

  1. クエスト&ドラゴンズ !!! Parece com algo que jogaria exautivamente! 幸運 / 成功 (Kooun = Boa Sorte / Seikoo = Sucesso) =^w^= São os votos do amigo Guskou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Estou com uma mesa e já vi algumas coisas que podem ser modificadas pra melhorar.

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Li rapidamente e curti bastante. Senti falta de raças menos D&D e mais JRPG. Tipo droids, adolescente com orelha de gato/Coelho, animais antropomorficos e pequenos animais falantes.

    Eu acho que poderia colocar mais material de apoio à narrativa. Quando narrei Retro Phaze eu inseri algumas coisas legais:

    - NPC que repete a frase, indicando q nao tem mais o q dizer

    - NPC que anda aleatoriamente

    - NPC que repete a mesma pergunta infinitamente ate obter a resposta que espera (vcs vao salvar a princesa?)

    - Monstros gigantes aparecendo em lugares apertados, aludindo aos encontros aleatorios q parecem acontecer em outra dimensao (transição de tela)

    - Estimulei os jogadores a criarem a dancinha da vitoria ou algum elemento que indique o level up e conquistas

    - Quest book e Quest sheet pra deixar claro objetivos, recompensas etc

    - Caminhos obstruidos por coisas banais, mas impossíveis de serem transpostas sem algum gatilho da história (tipo uma porta de caverna q nao abre mesmo com bomba atomica!)

    - Monstros identicos que apenas mudam de cor pra representar q sao mais fortes




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei a dica! O Bestiário vai ter algumas destas informações, mas quanto este tipo de narrativa acho que deixo pra quem narrar. Na parte de narrativa tem alguns animes e propostas de como narrar.

      Excluir
  3. Felipe PEP, fez, realmente, ótimos apontamentos e deu algumas excelentes sugestões... Mas, acho que muitas delas (especialmente as ligadas ao uso de metalinguagem) podem ser incorporadas a Kuesuto & Doragons em caráter opcional, de acordo com o tipo de campanha que se queira jogar... A propósito... Kuesuto & Doragonzu não seria um nome mais apropriado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu perguntei a um amigo japonês e vi alguns animes e eles na maioria falam Doragon, deixem escrito como se fala.

      Excluir
  4. Estou trabalhando em regras suplementares para "Kuesuto & Doragon", excelente jogo, "by the way"... Quando estiverem devidamente elaboradas, vou imediatamente submete-las a seu escrutínio! Espero que tu gostes, pois estão sendo ideadas com respeito e muita admiração!!!

    Sem querer polemizar, ou aborrecê-lo:

    ドラゴン (Doragon = Dragon = Dragão, singular)

    ドラゴンズ (Doragonzu = Dragons = "Dragões", ou ainda, "Do Dragão", pluralizado, ou alternativamente, atinente a algo ou alguém)

    Mas, como todos sabemos... "Engrish/Japlish" não está "escrito na pedra" e Katakana é uma ciência inexata! =^w^=. Abraços do amigo Gusko que lhe deseja muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar quando quiser! Que bom que gostou!
      Anotado e será corrigido!

      Excluir
    2. Como ficaria os ideogramas do nome completo?

      Excluir