segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

JRPG Fantasy Parte IV- Reação, Moral, Auxiliares

 

Nesta parte da JRPG Fantasy, meu OSR com temática de fantasia inspirada em Animes e JRPG vamos a parte dos auxiliares, reação e moral.

Nesta parte me apego a regra base de Reação e moral, pois ela já é ótima demais, mas transfiro a responsabilidade para os jogadores em impor e conceder moral aos auxiliares quando estes irem para o combate.

 

Reação

Para determina a reação inicial de um monstro, personagem não jogador quando for incerto ou puder existir algum perigo ou ameaça, ou simplesmente deixar ao acaso e a ficção ser levada em conta o mestre rola 2d6.

O mestre pode ajusta em+/-2 a rolagem de acordo com a ficção, por exemplo anões e goblinoídes possuem um passado de inimizade e guerras isso implicaria numa penalidade na rolagem na  reação inicial de um grupo de aventureiros para lidar com um  grupo de goblinóides.

Se quiser obter seguidores e auxiliares um personagem precisa dentro da ficção fazer ofertas plausíves, sendo valor mínimo de 100 po para obter o serviço de uma auxiliar e/ou seguidor.

2d6| Reação

2 ou inferior| Agressivo

3-5| Hostil

6-8| Indiferente

9-11| Cortês

12 ou superior| Amigável

 

 

Moral

Role 2d6 e obtenha um valor igual ou inferior ao valor da moral do oponente ou auxiliar para determinar se ele obtém sucesso na jogada de moral.

A cada turno o Mestre deve arbitrar se é necessário utilzar a moral seja para os monstros e oponentes ou para os auxiliares do grupo.

Um personagem que falhe na jogada de moral irá render-se ou fugir do campo de batalha, o mestre irá arbitrar o que é mais verossímil.

A moral de um oponente ou auxiliar depende da sua inteligência ou lealdade.

 

Moral| Descrição

6| Animais, monstros procurando apenas por comida.

8| Soldados, Monstros inteligentes, goblins.

10| Desmortos inteligentes, monstros malignos mágicos.

12| Desmortos sem inteligência, gosmas, construtos.

 

Para rolar moral para oponentes o Mestre irá precisar


· O primeiro monstro do grupo ser derrotado.
· Ao menos metade do grupo tenha sido derrotado.
· Um monstro ser derrotado com um sucesso crítico.
· O líder ser derrotado.
· Quando um personagem tenta distrair ou simular uma fuga para que os oponentes lhe persiga.

Para determinar a lealdade inicial de um auxiliar role 3d6 e some o valor.

Valor da Lealdade

Moral

3 ou inferior

Desertar na primeira oportunidade.

4-6

-2

7-8

-1

9-12

0

13-14

+1

15-18

+2

19 ou mais

Inabalável

Periodicamente é necessário realizar um teste de moral, para saber se um auxiliar ou seguidor não irá se abalar com a perda de  bens, ferimentos etc. Em batalha diante de perigos inimagináveis, etc...

 

Fuga

Um personagem pode durante seu movimento  fugir.

Existe a chance em 6 para ele conseguir fugir dependendo da quantidade de oponentes.

Pequeninos e ladrões melhoram sua chance em 1 para fugir do combate.

Quando um personagem foge do combate considera-se que ele correu todo seu deslocamento 3 vezes para longe do combate e então sai do encontro.

 

Oponentes| X em 6 de chance de fuga

1-4| 2-6

5-12| 3-6

13- 24| 4-6

25+| 5-6

 

Mercenários, Auxiliares e Especialistas

Durante a campanha os personagens ganharão renome e poderão ofertar em locais como tavernas, quadro de anúncios, templos, quartéis, etc... premiações em ouro geralmente 100-600 de pagamento. Elfos e anões são incomuns de se obter como auxiliares ou seguidores, o mestre irá arbitrar isto na ficção.

Rodadas e bebida em tavernas (10-60 PO) fará a fama líquida, amizades e irmandade celebrada e até mesmo exibição de troféus fará com que a fama do grupo aumente.

Especialistas

Especialista

Custo Mensal em PO

Alquimista

1000

Armeiro

100

Assassino

2.000/Missão

Tratador de Animais

500

Engenheiro

750

Sábio

2.000

Marinheiro

10

Capitão de Navio

250

Ferreiro

25

Espião

500/Missão

Homens de Armas

Classificação

Humano

Anão

Elfo

Kemono

Civil

1

 

 

 

Infantaria Leve

2

 

 

1

Infantaria Pesada

3

4

5

1-1/2

Arqueiro

5

 

10

3

Besteiro

4

5

 

 

Arquearia Longa

10

 

 

 

Cavalaria Leve

10

 

 

 

Cavalaria Média

15

 

 

 

Cavalaria Pesada

20

 

 

 

 

 

 

 

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