segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

JRPG Fantasy Parte V- Povos, Idiomas, Alinhamentos e Deuses


Aqui entra uma parte de Worldbuilding, o que vi  de mais comun em Animes, RPGs e Games em harmonia com as regras do jogo original de 1974.

A ideia do alinhamento como está posto não faz tanto sentido em jogo, pois em geral os personagens são heróis lutando contra um Lorde  Demônio das Trevas ou algo similar, mas para dar uma certa customização opto por manter o alinhamento em relevância aos Deuses.

Mantive a separação raça x classe para dar certa customização ao jogo. Alinhamentos mantive os 3 originais que cabem possíveis interpretações na mesa e uma lista de idiomas.

 

Povos

 O povo determina a cultura de Origem, terra natal, fisiologia e como os outros povos tratam e enxergam o mesmo.

Anões são um povo estóico e resoluto de seres fantásticos que vivem em cidadelas em montanhas e subterrâneos, orgulhosos de suas barbas e tranças buscam  riquezas e vingar as ofensas contra seu povo.

·         Diminui em 1 as jogadas de salvamento.

·         Rolam dados de vida 2 vezes e ficam com o melhor valor.

·         Pelo seu tamanho não podem equipar armas grandes como arco longo, espadas largas etc...

Elfos  são seres feéricos de orelhas pontiagudas que vivem em harmonia com  a natureza

·         Animais não atacam elfos até serem molestados.

·         Elfos pode ficar imóveis e não serem notados em ermos e locais selvagens e não sofrem efeitos para se locomover em terreno natural como lama, areia, neve, galhos.

·         Elfos podem se mover e atacar e recebem +1 no ataque com arcos.

Humanos são os povos mais  diversificado e adaptável do mundo, conhecidos por sua ambição e vida curta, aproveitam para se tornarem eternos em seus feitos. 

·         Humanos podem relançar uma jogada de combate, salvamento ou exploração e ficar com o segundo resultado.

·         +5% de experiência obtida em aventura.

Kemonos são seres com aspecto animal humanóide,  criados com feitiçaria mesclando animais e humano com aspecto leporídeos, felídeos, canídeos, etc...

·         Só ficam surpresos com 1 no d6.

·         +1 nas jogadas de combate.

Pequeninos são diminutos seres fantásticos curiosos e de vida frugal, que gostam de uma boa refeição e histórias.

·         Rolam jogadas de salvamento 2 vezes e ficam com o melhor resultado.

·         +1 nas rolagem para atacar com armas de arremesso.

·         Podem se esconder com facilidade e não são atacados por serem ignorados constantemente.

 

Idiomas

 Existem muitas línguas, dialetos e idiomas falados pelo mundo, abaixo estão os troncos lingüísticos mais comuns de se reconhecer. Cada idioma possui sua pronuncia ou escrita, em alguns caso propriedades mágicas .

Um personagem com Inteligência 13 possui idiomas adicionais para cada ponto acima de 12, role 1d12 e determine seus idiomas adicionais.

 

1d12

Idiomas

1

Celestial

2

Infernal

3

Elemental

4

Anão

5

Élfico

6

Ordeiro/ Arcaico

7

Neutro/ Comum

8

Caótico/ Bárbaro

9

Goblin

10

Dracônico

11

Silvestre

12

Gigante

 


Deuses e Alinhamentos

O Infinito existia em um tempo eterno e vazio e de seu pensamento surgiu o caos da criação; a ordem do cosmo e o equilíbrio da harmonia. Estas forças harmonicas disputam entre si para obter a criação. 

Deusa da Humanidade (Ordem): A Deusa da humanidade é a protetora dos seres vivos inteligentes, entendase como humanos anões, elfos, pequeninos etc... Ela prega a ordem, lei e a proteção das coisas boas, belas e que elas perdurem. Líder dos Deuses Virtuosos um panteão de Deuses que representam aspectos humanos, ancestralidade das raças etc. em Aliança com muitos espíritos e Deuses da Natureza contra a Destruição Niilista das forças do Caos.. Seus sevos são sacerdotes iniciados que ingressam na hierarquia da Igreja da Luz e da Ordem.

Personagems ordeiros costumam respeitar tradições, leis e seguir valores da sociedade como um todo, entende que para possuir paz e segurança os impulsos das paixões precisam ser governados.

Deusa Dragonesa (Neutra): A Deusa Dragonesa chocou o ovo da criação e de lá nasceram o caos e a ordem, seu papel é de vigilância para que nenhum dos lados se sobressaia na grande guerra cósmica, pois o desequilíbrio gera desarmonia ao mundo, ela lidera os Deuses da Natureza que representam as leis naturais do mundo O Oceano, A montanha, Os Elementos, O Tempo, O céu etc... raramente possuem templos como os Deuses virtuosos, pois seus locais sagrados estão na natureza viva e seus servos são Druidas, animistas e/ou xamãs.

Personagens neutros visam a harmonia do mundo e convivem em sociedade para viver bem e melhor entendo que o equilíbrio das coisa é um caminho necessário para vida.

Deus Demônio (Caos):O Culto do Caos não é só uma massa de profanadores e destruidores, existem aqueles que almejam liberdade de serem quem quiserem, mas um boa parte do culto é adepta das palavras sombrias, cultos  de sangue e promessas de poder do Lorde Demônio capturando pessoas, corrompendo e causando atos de vilania. O caos traz mudança ao mundo, sendo necessário para a harmonia cósmica.

Personagens caóticos são livres, rebeldes e almejam acima de tudo que suas necessidades sejam atendidas e que uma vida sob amarras de dogmas, leis são subjugadoras dos desejos.

 

Abaixo estão alguns aspectos dos 3 panteões existentes e seus domínios teológicos.

 Deusa da Humanidade    

Deusa Dragonesa        

 Deus Demônio

Ordem

Neutralidade

Caos

Civilização

Natureza

Barbárie

Vida

Ressurreição

Morte

Criação

Manutenção

Destruição

Conhecimento

Sabedoria

Enganação

Humanidade

Espíritos

Monstros

Altruísmo

Harmonia

Egoísmo

Proteção

Sobrevivência

Guerra

 

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