Ficha base de um personagem jogador de Caos & Ordem
Combate
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Habilidade
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Magia
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Salvamento
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Movimento
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Ferimentos
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Destino
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2
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2
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1
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5+
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5
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2
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2
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Todo personagem do Jogador em Caos & Ordem é uma "miniatura", aonde o jogador estará customizando para jogar, além das estatísticas, o equipamento, características e habilidades irão poder alterar estes valores ou a forma de jogo com o que o jogadores interagem com a ficção. Abaixo destaco as estatísticas de jogo.
Combate: É a capacidade de ataque e defesa em combate, realizar manobras de batalha e uso da violência. Compara-se o valor do combate do personagem em relação ao Combate do oponente para determinar o Número alvo a ser atingido no D6. A característica Intrépido/Covarde ajusta o valor inicial de Combate. Combatentes exigem uma valor mínimo de Combate de 2 para ser deste arquétipo.
Habilidade: Representa as capacidades dos aventureiros de reagirem as ações necessárias para sobrevivência em aventuras como encontrar abrigo, comida, armadilhas, passagem secretas, evitar ataques surpresas, em geral a habilidade é testada durante exploração quando a situação decorrer em alguma consequência que cause perigo, ameaça imediata ou posterior na narrativa. Compare o valor de habilidade com a dificuldade do nível da masmorra e do local ermo para determinar o número alvo ao d6 para ser obtido em uma rolagem. A característica Hábil/ Inábil altera o valor inicial de Habilidade.Especialistas necessitam de um valor 2 ou maior para ser deste arquétipo.
Magia:É a capacidade de compreender, utilizar objetos mágicos e lançar feitiços. Compare o valor de Magia com o nível da mesma ou do objeto mágico para determinar o valor a ser obtido no d6. A característica Sábio/Tolo afeta o valor inicial de Magia. Místicos necessitam possuir um valor mínimo de 2 para serem deste arquétipo.
Salvamento: É o número alvo para salvar de perigos e ameaças eminentes que a ficção determinar ao personagem. Quedas, sopro de dragão, feitiços, petrificação etc. A característica Determinado/Hesitante ajusta o valor inicial de Salvamento.
Movimento: Determina o número de passos em combate, exploração do personagem em seu valor base. A carga afeta o valor do movimento. A característica Ágil/Lento afeta o valor inicial de Movimento.
Proteção: Ajustado pela armadura/pele do personagem concede diminuição do dano sofrido em combate, em caso de armaduras é necessário consertar e remendar entre aventuras para que elas não sofram defeito. Funcionam como uma reserva de ferimentos extra.
Ferimentos: É a medida de quanto o personagem consegue sofrer dano, um personagem reduzido a 0 ferimentos que falhar em um teste de salvamento está morto. A característica Resiliente/ Débil ajusta o número de ferimentos inicial.
Destino: A fortuna, sorte e força do acaso e vontade do personagem. Um personagem consome seus pontos de Destino para realizar feitos heróicos em jogo. A característica Sortudo/Azarado afeta os pontos de Destino inicial.
Regra Base Todos os testes de Caos & Ordem são utilizando d6 obtendo um valor igual ou maior a Numero alvo a ser obtido em um desafio. Desafios consistem em ações durante aventuras e combate que possam resultar em perigo, ameaça seja eminente ou para ficção.
Para determinar o o valor a ser obtido compare seu valor de Combate para jogadas de combate para ataques e defesas; Habilidades para exploração e atividades de aventura e Magia para interagir, lançar feitiços e manipular objetos mágicos como pergaminhos e varinhas em relação a Dificuldade do desafio. Siga a tabela abaixo para determinar o Número alvo no D6 quando comparar sua estatística em relação ao valor do Desafio.
Estatística x Desafio
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Número Alvo D6
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Duas vezes inferior
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6+
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Inferior
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5+
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Igual
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4+
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Superior
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3+
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Duas vezes superior
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2+
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Salvamentos e Ataques a distância com armas de alcance possuem valores base pré determinados.

Características e Habilidades
Características são atribuições, físicas e mentais que determinam a personalidade e aparência do personagem. Além de conceder ajustes de +/- 1 em rolagens de dado para superar desafios além de alterar algumas estatísticas.
Em breve posto a lista de características além das já mencionadas neste artigo. A característica quando utilizada para consumir Destino evoca feitos heróicos em jogo.
Habilidades são conhecimentos, habilidades e técnicas que o personagem possui ou aprende ao longo da jornada, testes relativos a sua Habilidade, Combate ou Magia aumenta em 1 a estatística para considerar em relação ao desafio.
Além disso o mestre pode considerar que personagens treinados podem fazer em menos tempo, improvisar ferramentas e somente eles pode realizar certo tipo de feito de acordo com a ficção, justamente por serem treinados.
Arquétipos trazem consigo uma lista de 6 habilidades disponíveis para o personagem poder adquirir inicialmente, as demais custam mais caro e tempo para serem aprendidos.
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