domingo, 29 de maio de 2016

Resumo de aventura RPG na BPE dia 28/05/2016

Mais uma vez no evento Rpg na BPE, desta vez narrando uma "aventura" do jogo Retro Phaze, cujo contato tive a primeira vez com o blog do parça Diogo Nogueira do blog Pontos de Experiência. Meu preparo de jogo foi assistindo animes primeiramente Sword Art Online, Hai To Gensou no Grimgar, Kono Subarashii Sekai Ni Shukufuku Wo!, Log Horizon e por último , mas não o pior Dragon Quest (Fly, o pequeno guerreiro para os íntimos). Todos animes e o jogo são da temática fantasia envolvendo algo que o jogo se propõe a ser um emulador de rpg de 8-Bits na mesa de RPG. Isso ele faz com maestria e perfeitamente passa tal experiência em jogo.
O jogo passou no quesito diversão e simplicidade, foi uma mesa fluida e muito interessante. Quebrando meu próprio tabu utilizei o grid desta vez, mas surpreendentemente as batalhas foram rápidas e os jogadores utilizaram estratégias boas e conseguiram se livrar de combates que pareciam ser muito perigosos. Algumas coisas foram notadas pelos jogadores e por mim como meio ruins, como as Skills utilizando 1d6 igual ou menor pra acertar e ter habilidades para utilizar o grid, mas o rpg ainda que seja no tema 8 bits ele é uma proposta old school e nenhum jogador se propôs a fazer alguma tática diferente como empurrar ou mover inimigos etc.

Narrei um mundo sandbox, introduzi apenas alguns elementos como deuses, um rei demônio obscuro que foi derrotado no passado e comanda os monstros e guildas de aventureiros como em MMORPG sem fugir da temática do jogo e assim eles se cadastram na guilda, compram missões e partem pra aventura. O sistema de xp, dinheiro ser igual ao ponto de vida do monstro ficou bom e a magia é muito efetiva e todas as classe são muito divertidas e não soam como "inúteis ainda que no primeiro nível. O sistema de xp para subir de nível é rápido e já subiram de nível no meio da aventura.


Foi uma experiência boa de jogo, espero jogar mais vezes este ótimo RPG, fazer algum hack e umas houses rules. Mas fiquei com dificuldades em consultas e tabelas mal localizadas, nada que um escudo do mestre e criar minhas próprias tabelas de tesouro, armas etc possam resolver. O Bardo aprova.

Avaliação 4 de 5:


5 comentários:

  1. muito bom este rpg. Ele ja vem com regras alternativas tiradas de phantasy star e outros rpgs do genero.

    No geral o combate nao é old school, mas realmente so matar e pronto.

    o legal é inserir os cliches, como npcs q repetem a mesma frase se vc for falar com eles, monstros gigantes aparecendo do nada em salas de 2m quadrados e inimigos q apenas mudam de cor pra representar q sao mais perigosos.

    ResponderExcluir
  2. aqui tem fotos dos mapas q usei no jogo. um no modelo 8bits e o da dungeon eu fiz com uma mascara q simula o raio de visao da tocha, ficou bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. OPS! Faltou o link:
      https://www.facebook.com/felipe.pep/posts/960743993937518

      Excluir
    3. Mt obrigado PEP! Sim o rpg é bom msm tem umas boas regras no final.

      Excluir