quarta-feira, 6 de julho de 2016

Reporte de Mesa RPG na BPE 02/07/2016

Desta vez, eu joguei e me diverti bastante. Apesar de não estar acostumado com o gênero de horror, a mesa foi no cenário de Belregard com o sistema de Crônicas RPG. O sistema é simples e prático, role D6 igual ao valor do seu atributo relativo e 4-6 acerta e quanto maior o acerto melhor. O cenário low fantasy com aquela pegada de terror, mas não um horror comum, um horror de Idade das Trevas a Dicotomia cristã entre bem e mal está lá, mas sem ser clichê.


Uma mesa com 3 jogadores e o mestre, eu joguei com um sacerdote em formação, um garoto faminto por livros e querendo ser um escriba chefe; Um conselheiro misterioso ex ladrão e recém saído de um casamento que deu errado devido a uma traição e Um nobre promissor cuja família através de um golpe roubou os domínios de uma outra família. Estes personagens foram convidados para uma corte de inverno do Príncipe e durante dias seriam tentados por seus desejos mais sórdidos e as tentações mais obscuras.





O clima da aventura deixou um clima de suspense muito interessante, cultos pagão obscuros, conspirações da corte, assassinatos, orgias, temas muito maduros em uma mesa nada clássica de fantasia medieval...Belregard entrará em financiamento coletivo e tem tudo para ser um grande  cenário de produção nacional. O cenário posssui muitos elementos filosóficos (ao menos na mesa senti isso!) a questão do desejo schopenhauriano, a religião assumindo o papel de salvadora como Santo Agostinho em sua Civitas Dei e muitos elementos históricos de roma após sua queda para os Bárbaros... Enfim , o bardo recomenda!

PS: Desta vez não vou dar uma nota, afinal é uma mesa de "playtest" do cenário e o sistema crônicas achei muito bom ,mas não conheço muito bem para avaliar.





4 comentários:

  1. Realmente um jogo bem interessante. Fiquei apenas como ouvinte mas com aquela vontade enorme de interagir. rsrs Fazendo minhas suposições, criando possibilidades... Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim msm na mesa fiquei intrigado a cada cena, fiquei mt interessado em ver o material!

      Excluir
  2. Dia ameno, De um grupo de pessoas relativamente experientes, Jogando um sistema interessante (*Recomendo o Crônicas RPG do Pedro Borges). Como citado acima, Endosso trazendo à tona que a ambientação de BELREGARD, Trás muito da Idade das Trevas, Com Influências sombrias de RAVENLOFT (D&D), Com alguns poucos resquícios góticos que lembram TREVAS e ARKANUM. Experimentar algo mais "Low Fantasy" nos propiciou uma experiência a la VAMPIRE (Dark Age), Meio Live Action, Onde Ajudamos o narrador (Quase que sob uma mecânica a la Dungeon World), a criar um clímax ao romance, A história num todo. Estar em contato com uma fantasia mais "Pé no Chão", Nos propiciou uma experiência diferente, Mais para os "Puzzles" do que para a Ação sob Confrontação. Experiência bacana sob ares mais clássicos, Gostei da experiência e do grupo. Boa Resenha Bardo, Sem firulas e direta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio, tento ser o mais direto possível sem ficar divagando sobre o que deveria ser feito ou não! Apenas relato minha experiência na mesa.

      Excluir