terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Protótipo de Classes- Sacerdote e Mago

 

Segue ae o protótipo do Mago e do Sacerdote. Logo estará pronto para playtest completo o JRPG Fantasy.

as magias são poderosas, mas o jogo é heroico e mortal da mesma forma. Lembrando que este é um jogo que é inspirado em JRPG e Animes de Fantasia heróica.


Mago/ Sacerdote


segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

JRPG Fantasy Parte V- Povos, Idiomas, Alinhamentos e Deuses


Aqui entra uma parte de Worldbuilding, o que vi  de mais comun em Animes, RPGs e Games em harmonia com as regras do jogo original de 1974.

A ideia do alinhamento como está posto não faz tanto sentido em jogo, pois em geral os personagens são heróis lutando contra um Lorde  Demônio das Trevas ou algo similar, mas para dar uma certa customização opto por manter o alinhamento em relevância aos Deuses.

Mantive a separação raça x classe para dar certa customização ao jogo. Alinhamentos mantive os 3 originais que cabem possíveis interpretações na mesa e uma lista de idiomas.

 

Povos

 O povo determina a cultura de Origem, terra natal, fisiologia e como os outros povos tratam e enxergam o mesmo.

Anões são um povo estóico e resoluto de seres fantásticos que vivem em cidadelas em montanhas e subterrâneos, orgulhosos de suas barbas e tranças buscam  riquezas e vingar as ofensas contra seu povo.

·         Diminui em 1 as jogadas de salvamento.

·         Rolam dados de vida 2 vezes e ficam com o melhor valor.

·         Pelo seu tamanho não podem equipar armas grandes como arco longo, espadas largas etc...

Elfos  são seres feéricos de orelhas pontiagudas que vivem em harmonia com  a natureza

·         Animais não atacam elfos até serem molestados.

·         Elfos pode ficar imóveis e não serem notados em ermos e locais selvagens e não sofrem efeitos para se locomover em terreno natural como lama, areia, neve, galhos.

·         Elfos podem se mover e atacar e recebem +1 no ataque com arcos.

Humanos são os povos mais  diversificado e adaptável do mundo, conhecidos por sua ambição e vida curta, aproveitam para se tornarem eternos em seus feitos. 

·         Humanos podem relançar uma jogada de combate, salvamento ou exploração e ficar com o segundo resultado.

·         +5% de experiência obtida em aventura.

Kemonos são seres com aspecto animal humanóide,  criados com feitiçaria mesclando animais e humano com aspecto leporídeos, felídeos, canídeos, etc...

·         Só ficam surpresos com 1 no d6.

·         +1 nas jogadas de combate.

Pequeninos são diminutos seres fantásticos curiosos e de vida frugal, que gostam de uma boa refeição e histórias.

·         Rolam jogadas de salvamento 2 vezes e ficam com o melhor resultado.

·         +1 nas rolagem para atacar com armas de arremesso.

·         Podem se esconder com facilidade e não são atacados por serem ignorados constantemente.

 

Idiomas

 Existem muitas línguas, dialetos e idiomas falados pelo mundo, abaixo estão os troncos lingüísticos mais comuns de se reconhecer. Cada idioma possui sua pronuncia ou escrita, em alguns caso propriedades mágicas .

Um personagem com Inteligência 13 possui idiomas adicionais para cada ponto acima de 12, role 1d12 e determine seus idiomas adicionais.

 

1d12

Idiomas

1

Celestial

2

Infernal

3

Elemental

4

Anão

5

Élfico

6

Ordeiro/ Arcaico

7

Neutro/ Comum

8

Caótico/ Bárbaro

9

Goblin

10

Dracônico

11

Silvestre

12

Gigante

 


Deuses e Alinhamentos

O Infinito existia em um tempo eterno e vazio e de seu pensamento surgiu o caos da criação; a ordem do cosmo e o equilíbrio da harmonia. Estas forças harmonicas disputam entre si para obter a criação. 

Deusa da Humanidade (Ordem): A Deusa da humanidade é a protetora dos seres vivos inteligentes, entendase como humanos anões, elfos, pequeninos etc... Ela prega a ordem, lei e a proteção das coisas boas, belas e que elas perdurem. Líder dos Deuses Virtuosos um panteão de Deuses que representam aspectos humanos, ancestralidade das raças etc. em Aliança com muitos espíritos e Deuses da Natureza contra a Destruição Niilista das forças do Caos.. Seus sevos são sacerdotes iniciados que ingressam na hierarquia da Igreja da Luz e da Ordem.

Personagems ordeiros costumam respeitar tradições, leis e seguir valores da sociedade como um todo, entende que para possuir paz e segurança os impulsos das paixões precisam ser governados.

Deusa Dragonesa (Neutra): A Deusa Dragonesa chocou o ovo da criação e de lá nasceram o caos e a ordem, seu papel é de vigilância para que nenhum dos lados se sobressaia na grande guerra cósmica, pois o desequilíbrio gera desarmonia ao mundo, ela lidera os Deuses da Natureza que representam as leis naturais do mundo O Oceano, A montanha, Os Elementos, O Tempo, O céu etc... raramente possuem templos como os Deuses virtuosos, pois seus locais sagrados estão na natureza viva e seus servos são Druidas, animistas e/ou xamãs.

Personagens neutros visam a harmonia do mundo e convivem em sociedade para viver bem e melhor entendo que o equilíbrio das coisa é um caminho necessário para vida.

Deus Demônio (Caos):O Culto do Caos não é só uma massa de profanadores e destruidores, existem aqueles que almejam liberdade de serem quem quiserem, mas um boa parte do culto é adepta das palavras sombrias, cultos  de sangue e promessas de poder do Lorde Demônio capturando pessoas, corrompendo e causando atos de vilania. O caos traz mudança ao mundo, sendo necessário para a harmonia cósmica.

Personagens caóticos são livres, rebeldes e almejam acima de tudo que suas necessidades sejam atendidas e que uma vida sob amarras de dogmas, leis são subjugadoras dos desejos.

 

Abaixo estão alguns aspectos dos 3 panteões existentes e seus domínios teológicos.

 Deusa da Humanidade    

Deusa Dragonesa        

 Deus Demônio

Ordem

Neutralidade

Caos

Civilização

Natureza

Barbárie

Vida

Ressurreição

Morte

Criação

Manutenção

Destruição

Conhecimento

Sabedoria

Enganação

Humanidade

Espíritos

Monstros

Altruísmo

Harmonia

Egoísmo

Proteção

Sobrevivência

Guerra

 

JRPG Fantasy Parte IV- Reação, Moral, Auxiliares

 

Nesta parte da JRPG Fantasy, meu OSR com temática de fantasia inspirada em Animes e JRPG vamos a parte dos auxiliares, reação e moral.

Nesta parte me apego a regra base de Reação e moral, pois ela já é ótima demais, mas transfiro a responsabilidade para os jogadores em impor e conceder moral aos auxiliares quando estes irem para o combate.

 

Reação

Para determina a reação inicial de um monstro, personagem não jogador quando for incerto ou puder existir algum perigo ou ameaça, ou simplesmente deixar ao acaso e a ficção ser levada em conta o mestre rola 2d6.

O mestre pode ajusta em+/-2 a rolagem de acordo com a ficção, por exemplo anões e goblinoídes possuem um passado de inimizade e guerras isso implicaria numa penalidade na rolagem na  reação inicial de um grupo de aventureiros para lidar com um  grupo de goblinóides.

Se quiser obter seguidores e auxiliares um personagem precisa dentro da ficção fazer ofertas plausíves, sendo valor mínimo de 100 po para obter o serviço de uma auxiliar e/ou seguidor.

2d6| Reação

2 ou inferior| Agressivo

3-5| Hostil

6-8| Indiferente

9-11| Cortês

12 ou superior| Amigável

 

 

Moral

Role 2d6 e obtenha um valor igual ou inferior ao valor da moral do oponente ou auxiliar para determinar se ele obtém sucesso na jogada de moral.

A cada turno o Mestre deve arbitrar se é necessário utilzar a moral seja para os monstros e oponentes ou para os auxiliares do grupo.

Um personagem que falhe na jogada de moral irá render-se ou fugir do campo de batalha, o mestre irá arbitrar o que é mais verossímil.

A moral de um oponente ou auxiliar depende da sua inteligência ou lealdade.

 

Moral| Descrição

6| Animais, monstros procurando apenas por comida.

8| Soldados, Monstros inteligentes, goblins.

10| Desmortos inteligentes, monstros malignos mágicos.

12| Desmortos sem inteligência, gosmas, construtos.

 

Para rolar moral para oponentes o Mestre irá precisar


· O primeiro monstro do grupo ser derrotado.
· Ao menos metade do grupo tenha sido derrotado.
· Um monstro ser derrotado com um sucesso crítico.
· O líder ser derrotado.
· Quando um personagem tenta distrair ou simular uma fuga para que os oponentes lhe persiga.

Para determinar a lealdade inicial de um auxiliar role 3d6 e some o valor.

Valor da Lealdade

Moral

3 ou inferior

Desertar na primeira oportunidade.

4-6

-2

7-8

-1

9-12

0

13-14

+1

15-18

+2

19 ou mais

Inabalável

Periodicamente é necessário realizar um teste de moral, para saber se um auxiliar ou seguidor não irá se abalar com a perda de  bens, ferimentos etc. Em batalha diante de perigos inimagináveis, etc...

 

Fuga

Um personagem pode durante seu movimento  fugir.

Existe a chance em 6 para ele conseguir fugir dependendo da quantidade de oponentes.

Pequeninos e ladrões melhoram sua chance em 1 para fugir do combate.

Quando um personagem foge do combate considera-se que ele correu todo seu deslocamento 3 vezes para longe do combate e então sai do encontro.

 

Oponentes| X em 6 de chance de fuga

1-4| 2-6

5-12| 3-6

13- 24| 4-6

25+| 5-6

 

Mercenários, Auxiliares e Especialistas

Durante a campanha os personagens ganharão renome e poderão ofertar em locais como tavernas, quadro de anúncios, templos, quartéis, etc... premiações em ouro geralmente 100-600 de pagamento. Elfos e anões são incomuns de se obter como auxiliares ou seguidores, o mestre irá arbitrar isto na ficção.

Rodadas e bebida em tavernas (10-60 PO) fará a fama líquida, amizades e irmandade celebrada e até mesmo exibição de troféus fará com que a fama do grupo aumente.

Especialistas

Especialista

Custo Mensal em PO

Alquimista

1000

Armeiro

100

Assassino

2.000/Missão

Tratador de Animais

500

Engenheiro

750

Sábio

2.000

Marinheiro

10

Capitão de Navio

250

Ferreiro

25

Espião

500/Missão

Homens de Armas

Classificação

Humano

Anão

Elfo

Kemono

Civil

1

 

 

 

Infantaria Leve

2

 

 

1

Infantaria Pesada

3

4

5

1-1/2

Arqueiro

5

 

10

3

Besteiro

4

5

 

 

Arquearia Longa

10

 

 

 

Cavalaria Leve

10

 

 

 

Cavalaria Média

15

 

 

 

Cavalaria Pesada

20