domingo, 10 de dezembro de 2023

JRPG Fantasy Parte I - Introdução e atributos

 


Este artigo é a primeira parte de um OSR inspirado em animes e mangás de fantasia japonesa e das minhas leituras e testes em mesas usando o OD&D como base para criação.

A ideia é usar a base de regras, mas dando liberades criativas com regras da mesa. Este é um jogo que fui criar para jogar com minha filha e também me divertir ao mesmo tempo.

 

 Influências

Dai no Daibouken (Anime); Record of Lodoss War (Anime); Goblin Slayer (Anime e  Mangá);  Dragon Quest I, II e III (Game); Sahate no Paladin (Anime); Sousou no Frieren (Anime); Boukensha ni Naritai to Miyako ni Deteitta Musume ga S-Rank ni Natteta (Anime); Bastard! (Anime e Mangá); Final Fantasy (Game); Shin no Nakama (Anime); Kono Yūsha ga Ore TUEEE Kuse ni Shinchō Sugiru (Anime); Legend of Zelda (Game); Hai To Gensou no Grimgar (Anime); Log Horizon (Anime); Sword Art Online (Anime); Tate no Yūsha no Nariagari (Anime); Maoyuu Maou Yuusha (Anime); Arslan Senki (Anime); Shingeki no Bahamut (Anime); Druaga no Tou (Anime); Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o! (Anime).

 

Criando personagem

  1. Role 3d6 na ordem dos atributos: Força, Inteligência, Destreza, Vontade, Constituição e Carisma.
  2. Escolha sua raça.
  3. Escolha sua classe.
  4. Role 3d6x10 PO e determine seus equipamentos.
  5. Faça os ajustes finais.
  6. Determine seu alinhamento, conceito e características.

 

Modificadores de Atributos.

Valor

Modificador

3-4

-2

5-8

-1

9-12

0

13-16

+1

17-18

+2

 

Força: O modificador de Força aplica-se ao dano com armas corpo a corpo e a capacidade de carga.

Mover Objetos: Serve para erguer objetos pesados, arrombar portas com força e similares.

Valor

Mover Objetos

3-12

1-6

13-15

2-6

16-17

3-6

18

4-6

 

Força

Carga Leve

Média

Pesada

3-4

200<

201-500

501-900

5-8

300<

301-600

601-1000

9-12

400<

401-800

801-1200

13-16

500<

501-900

901-1400

17-18

600<

601-1000

1001-1600

 

Destreza: O modificador de Destreza ajusta as jogadas de ataque além de rolagens de saltar fossos e armadilhas.

Valor

Saltar Fossos

3-12

1-6

13-15

2-6

16-17

3-6

18

4-6

 

Constituição: O modificador de Constituição modifica os pontos de vida do personagem.

 

Inteligência: A inteligência modifica a experiência obtida pelo personagem. Cada ponto acima de 12 concede um novo idioma adicional.

Valor

Experiência

3-4

-10%

5-8

-5%

9-12

0

13-16

+5%

17-18

+10%

 Encontrar Passagens Ocultas: Todos aventureiros podem procurar por passagens secretas ativamente.

Elfos conseguem procurar passagens ocultas passivamente com 1 valor a menos durante sua exploração. 

Apenas Elfos, ladrões e magos conseguem achar passagem ocultas mágicas.

Valor

Encontrar Passagens Ocultas

3-12

1-6

13-15

2-6

16-17

3-6

18

4-6

Encontrar Armadilhas: Todos aventureiros podem encontrar armadilhas ativamente durante seu  turno de exploração.

Apenas Ladrões, Elfos e Magos conseguem encontrar armadilhas mágicas.

Valor

Encontrar Armadilhas

3-4

-

5-8

1-6

9-12

2-6

13-16

3-6

17-18

4-6

 

Vontade: O modificador de Vontade ajusta as jogadas de salvamento.

 

Carisma: Os modificadores de Carisma afetam as jogadas de moral e o valor de Carisma afeta a quantidade de seguidores do personagem.

Valor do Carisma

Máximo de Seguidores

Lealdade

3-4

1

-4

5-6

2

-2

7-9

3

-1

10-12

4

0

13-15

5

+1

16-17

6

+2

18

12

+4

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário