Este artigo é a primeira parte de um OSR inspirado em animes e mangás de fantasia japonesa e das minhas leituras e testes em mesas usando o OD&D como base para criação.
A ideia é usar a base de regras, mas dando liberades criativas com regras da mesa. Este é um jogo que fui criar para jogar com minha filha e também me divertir ao mesmo tempo.
Influências
Dai no Daibouken (Anime); Record of Lodoss War (Anime); Goblin Slayer (Anime e Mangá); Dragon Quest I, II e III (Game); Sahate no Paladin (Anime); Sousou no Frieren (Anime); Boukensha ni Naritai to Miyako ni Deteitta Musume ga S-Rank ni Natteta (Anime); Bastard! (Anime e Mangá); Final Fantasy (Game); Shin no Nakama (Anime); Kono Yūsha ga Ore TUEEE Kuse ni Shinchō Sugiru (Anime); Legend of Zelda (Game); Hai To Gensou no Grimgar (Anime); Log Horizon (Anime); Sword Art Online (Anime); Tate no Yūsha no Nariagari (Anime); Maoyuu Maou Yuusha (Anime); Arslan Senki (Anime); Shingeki no Bahamut (Anime); Druaga no Tou (Anime); Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o! (Anime).
Criando personagem
- Role 3d6 na ordem dos atributos: Força, Inteligência, Destreza, Vontade, Constituição e Carisma.
- Escolha sua raça.
- Escolha sua classe.
- Role 3d6x10 PO e determine seus equipamentos.
- Faça os ajustes finais.
- Determine seu alinhamento, conceito e características.
Modificadores de Atributos.
Valor |
Modificador |
3-4 |
-2 |
5-8 |
-1 |
9-12 |
0 |
13-16 |
+1 |
17-18 |
+2 |
Força: O modificador de Força aplica-se ao dano com armas corpo a corpo e a capacidade de carga.
Mover Objetos: Serve para erguer objetos pesados, arrombar portas com força e similares.
Valor |
Mover Objetos |
3-12 |
1-6 |
13-15 |
2-6 |
16-17 |
3-6 |
18 |
4-6 |
Força |
Carga Leve |
Média |
Pesada |
3-4 |
200< |
201-500 |
501-900 |
5-8 |
300< |
301-600 |
601-1000 |
9-12 |
400< |
401-800 |
801-1200 |
13-16 |
500< |
501-900 |
901-1400 |
17-18 |
600< |
601-1000 |
1001-1600 |
Destreza: O modificador de Destreza ajusta as jogadas de ataque além de rolagens de saltar fossos e armadilhas.
Valor |
Saltar Fossos |
3-12 |
1-6 |
13-15 |
2-6 |
16-17 |
3-6 |
18 |
4-6 |
Constituição: O modificador de Constituição modifica os pontos de vida do personagem.
Inteligência: A inteligência modifica a experiência obtida pelo personagem. Cada ponto acima de 12 concede um novo idioma adicional.
Valor |
Experiência |
3-4 |
-10% |
5-8 |
-5% |
9-12 |
0 |
13-16 |
+5% |
17-18 |
+10% |
Encontrar Passagens Ocultas: Todos aventureiros podem procurar por passagens secretas ativamente.
Elfos conseguem procurar passagens ocultas passivamente com 1 valor a menos durante sua exploração.
Apenas Elfos, ladrões e magos conseguem achar passagem ocultas mágicas.
Valor |
Encontrar Passagens Ocultas |
3-12 |
1-6 |
13-15 |
2-6 |
16-17 |
3-6 |
18 |
4-6 |
Encontrar Armadilhas: Todos aventureiros podem encontrar armadilhas ativamente durante seu turno de exploração.
Apenas Ladrões, Elfos e Magos conseguem encontrar armadilhas mágicas.
Valor |
Encontrar Armadilhas |
3-4 |
- |
5-8 |
1-6 |
9-12 |
2-6 |
13-16 |
3-6 |
17-18 |
4-6 |
Vontade: O modificador de Vontade ajusta as jogadas de salvamento.
Carisma: Os modificadores de Carisma afetam as jogadas de moral e o valor de Carisma afeta a quantidade de seguidores do personagem.
Valor do Carisma |
Máximo de Seguidores |
Lealdade |
3-4 |
1 |
-4 |
5-6 |
2 |
-2 |
7-9 |
3 |
-1 |
10-12 |
4 |
0 |
13-15 |
5 |
+1 |
16-17 |
6 |
+2 |
18 |
12 |
+4 |
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