Dando continuidade ao projeto OSR JRPG Fantasy. Nesta parte venho falar dos Dados de Vida, Pontos de Vida e Jogadas de Salvamento.
Os dados de vida e Dano serão todos em D6. Seguindo a seguinte conversão.
D4| d6-1 (Mago e Sacerdote e Druida), +1 após o 4º nível.
D6| d6 (Mercador, Bardo), +1 após o 6º nível.
D8| d6+1 (Ladrão e Patrulheiro). +2 após o 8º nível.
D10| d6+2 (Guerreiro e Herói), +3 após o 10º nível.
D12| d6+3 (Lutador e Bárbaro), +4 após o 13º nível.
Cada Arquétipo possui uma quantidade de dados de vida obtidos por nível, sendo o valor máximo igual ao valor de conversão, um arquétipo que tenha terá no máximo 8 dados de vida por exemplo.
Utilizei as tabelas das jogadas de salvamento do AD&D neste jogo como base estrutural para criar as minhas próprias.
Convertendo as jogadas de Salvamento da seguinte forma.
Vigor| Morte e veneno.
Vontade| Paralisia e Transformação.
Coragem| Petrificação.
Reflexos| Sopro de Dragão.
Feitiços| Magias.
Dados de Vida
Um personagem no nível 1 possui seu dado de vida maximizado.
A cada nível subsequente ele deve rolar o mesmo.
O modificador de constituição ajusta cada dado de vida que o personagem possui.
Um personagem com Constituição 16 (+1) e dado de vida 1d6+1 no nível possui 8 pontos de vida desta forma.
Pontos De Vida
Pontos de Vida mensuram a resiliencia do personagem a ferimentos até que ele tombe em combate.
Um personagem pode uma vez por combate ao chegar a 0 pontos de vida realizar uma Jogada de Salvamento de Vigor para não morrerem.
Anões podem realizar a jogada de salvamento uma quantidade de vezes igual aos seus dados de vida por aventura.
Um personagem que chegue a 0 pontos de Vida está morto.
Descanso e Recuperação
O personagem pode recuperar seu Pontos de Vida com descanso e/ou magias e cuidados de um curandeiro me geral.
1 vez por aventura o personagem pode durante o acampamento recuperar um dado de vida modificado pela constituição.
Pequeninos recuperam o dobro dos pontos de vida desta forma se realizarem uma boa refeição.
Jogadas de Salvamento
Role 3d6 e obtenha um valor igual ou superior ao seu valor da Jogada de Salvamento.
O modificador de Vontade ajusta todas rolagens de Salvamento.
Jogadas de Salvamento devem ser arbitradas para um personagem se salvar de um perigo como uma reação a um perigo eminente e/ou ameaça que terá consequências imediatas.
Vigor| Resiste a fadiga, doenças, venenos e morte.
Vontade| Resiste a paralisia, transformação e alteração corporal.
Coragem| Resiste ao medo, e petrificação e restrição de movimento.
Reflexos| Resiste a quedas, sopro de dragão e deslizamentos.
Feitiços| Resiste a magias, maldições e encantamentos.
Bárbaro e Lutador
|
Vigor |
Vontade |
Coragem |
Reflexos |
Feitiços |
1-3 |
10 |
13 |
14 |
16 |
15 |
4-6 |
8 |
11 |
12 |
14 |
13 |
7-9 |
6 |
9 |
10 |
12 |
11 |
10+ |
4 |
7 |
8 |
10 |
9 |
Guerreiro e Herói
Nível |
Vigor |
Vontade |
Coragem |
Reflexos |
Feitiços |
1-3 |
14 |
15 |
16 |
17 |
17 |
4-6 |
12 |
13 |
14 |
15 |
15 |
7-9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
13 |
10+ |
8 |
9 |
10 |
11 |
11 |
Ladrão e Patrulheiro
Nível |
Vigor |
Vontade |
Coragem |
Reflexos |
Feitiços |
1-3 |
13 |
12 |
14 |
16 |
15 |
4-6 |
11 |
10 |
12 |
14 |
13 |
7-9 |
9 |
8 |
10 |
12 |
11 |
10+ |
7 |
6 |
8 |
10 |
9 |
Mercador e Bardo
|
Vigor |
Vontade |
Coragem |
Reflexos |
Feitiços |
1-3 |
13 |
12 |
14 |
16 |
15 |
4-6 |
11 |
10 |
12 |
14 |
13 |
7-9 |
9 |
8 |
10 |
12 |
11 |
10+ |
7 |
6 |
8 |
10 |
9 |
Sacerdote Druida e Mago
|
Vigor |
Vontade |
Coragem |
Reflexos |
Feitiços |
1-3 |
14 |
13 |
11 |
15 |
12 |
4-6 |
12 |
11 |
9 |
13 |
10 |
7-9 |
10 |
9 |
7 |
11 |
8 |
10+ |
8 |
7 |
5 |
9 |
6 |
Monstros
Nível
|
Vigor
|
Vontade
|
Coragem
|
Reflexos
|
Feitiços
|
0
|
16
|
17
|
18
|
20
|
19
|
1-3
|
14
|
15
|
16
|
18
|
17
|
4-6
|
12
|
13
|
14
|
16
|
15
|
7-9
|
10
|
11
|
12
|
14
|
13
|
10-12
|
8
|
9
|
10
|
12
|
11
|
13+
|
6
|
7
|
8
|
10
|
9
|
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