domingo, 10 de dezembro de 2023

JRPG Fantasy Parte II - Dados, Pontos de Vida e Jogadas de Salvamento

 

 

Dando continuidade ao projeto OSR JRPG Fantasy. Nesta parte venho falar dos Dados de Vida, Pontos de Vida e Jogadas de Salvamento.

Os dados de vida e Dano serão todos em D6. Seguindo a seguinte conversão.

D4| d6-1 (Mago e Sacerdote e Druida), +1 após o 4º nível.

D6| d6 (Mercador, Bardo), +1 após o 6º nível.

D8| d6+1 (Ladrão e Patrulheiro). +2 após o 8º nível.

D10| d6+2 (Guerreiro e Herói), +3 após o 10º nível.

D12|  d6+3 (Lutador e  Bárbaro), +4 após o 13º nível.

Cada Arquétipo possui uma quantidade de dados de vida obtidos por nível, sendo o valor máximo igual ao valor de conversão, um arquétipo que tenha terá no máximo 8 dados de vida por exemplo.

Utilizei as tabelas das jogadas de salvamento do AD&D neste jogo como base estrutural para criar as minhas próprias.

Convertendo as jogadas de Salvamento da seguinte forma.

Vigor| Morte e veneno.

Vontade| Paralisia e Transformação.

Coragem| Petrificação.

Reflexos| Sopro de Dragão.

Feitiços| Magias.

 

Dados de Vida

Um personagem no nível 1 possui seu dado de vida maximizado.

 A cada nível subsequente ele deve rolar o mesmo. 

O modificador de constituição ajusta cada dado de vida que o personagem possui.

Um personagem com Constituição 16 (+1) e dado de vida 1d6+1 no nível possui 8 pontos de vida desta forma.

 

Pontos De Vida

 Pontos de Vida mensuram a resiliencia do personagem a ferimentos até que ele tombe em combate.

Um personagem pode uma vez por combate ao chegar a 0 pontos de vida realizar uma Jogada de Salvamento de Vigor para  não morrerem.

Anões podem realizar a jogada de salvamento uma quantidade de vezes igual aos seus dados de vida por aventura.

Um personagem que chegue a 0 pontos de Vida está morto.

 

Descanso e  Recuperação

O personagem pode recuperar seu Pontos de Vida com descanso e/ou magias e cuidados de um curandeiro me geral.

1 vez por aventura o personagem pode durante o acampamento recuperar um dado de vida modificado pela constituição.

 Pequeninos recuperam o dobro dos pontos de vida desta forma se realizarem uma boa refeição.

 

Jogadas de  Salvamento

Role 3d6 e obtenha um valor igual ou superior ao seu valor da Jogada de Salvamento.

O modificador de Vontade ajusta todas rolagens de Salvamento.

Jogadas de Salvamento devem ser arbitradas para um personagem se salvar de um perigo como uma reação a um perigo eminente e/ou ameaça que terá consequências imediatas.

 Vigor| Resiste a fadiga, doenças, venenos e morte.

Vontade| Resiste a paralisia, transformação e alteração corporal.

Coragem| Resiste ao medo, e petrificação e restrição de movimento.

Reflexos| Resiste a quedas, sopro de dragão e deslizamentos.

Feitiços| Resiste a magias, maldições e encantamentos.

 

Bárbaro e Lutador

Vigor

Vontade

Coragem

Reflexos

Feitiços

1-3

 10

13

14

16

15

4-6

 8

 11

 12

 14

 13

7-9

 6

 9

 10

 12

 11

10+

 4

 7

 8

 10

 9

 

Guerreiro e Herói

Nível

Vigor

Vontade

Coragem

Reflexos

Feitiços

1-3

 14

15

 16

 17

17

4-6

 12

13

14

15

15

7-9

 10

 11

 12

 13

 13

10+

 8

 9

 10

 11

 11

 

 Ladrão e Patrulheiro

Nível

Vigor

Vontade

Coragem

Reflexos

Feitiços

1-3

 13

12

14

16

15

4-6

 11

10

12

14

 13

7-9

 9

 8

 10

 12

 11

10+

 7

 6

 8

 10

 9

 

Mercador e Bardo

Vigor

Vontade

Coragem

Reflexos

Feitiços

1-3

 13

12

 14

 16

15

4-6

 11

10

12

14

13

7-9

 9

 8

 10

 12

 11

10+

 7

 6

 8

 10

 9

 

Sacerdote Druida e Mago

Vigor

Vontade

Coragem

Reflexos

Feitiços

1-3

 14

13

11

 15

12

4-6

 12

11

9

13

10

7-9

 10

 9

 7

 11

 8

10+

 8

 7

 5

 9

 6

 

 Monstros

Nível

Vigor

Vontade

Coragem

Reflexos

Feitiços

0

16

17

18

20

19

1-3

14

15

16

18

17

4-6

12

13

14

16

15

7-9

10

11

12

14

13

10-12

8

9

10

12

11

13+

6

7

8

10

9

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