Alguns jogos mais modernos de fantasia utilizam inúmeras tabelas e listas como modificadores de perícias. Old Dragon preza pela simplicidade e minimalismo, neste caso eu criei uma regra simples para simular listas de perícias em meus jogos de OD. Os personagens possuem um número inicial de perícias de acordo com a classe e background e elas são ligadas a um atributo relativo. Utilize os atributos que possuem jogada de proteção (Destreza, Constituição, Sabedoria) como parâmetro para os modificadores das jogadas nos testes.
- Elfos começam com a perícia percepção
- Halflings começam com a perícia furtividade
- Anões escolhem dentre alvenaria ou metalurgia
- Humanos escolhem uma qualquer inicialmente.
- Homens de Armas poderiam ter intimidar, Heráldica ou Estratégia
- Ladrões poderiam ter acrobacia, furtividade ou ladinagem
- Magos poderiam iniciar com teoria da magia
- Clérigos poderiam iniciar com religião.
Dificuldade
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Número Alvo
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Fácil
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4
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Normal
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8
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Difícil
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12
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Muito Difícil
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16
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Impossível
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20
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O mestre pode designar uma lista de perícias ou permitir que os jogadores informaem quais seriam as perícias que seus personagens possui. A recomendação é uma da raça, uma da classe e uma ligada ao background do personagem, ou seja o que ele fazia antes de iniciar suas aventuras. O mestre também pode aceitar profissões como se fossem perícias e reunir várias em um pacote.
Exemplo: Jorge possui um elfo homem de armas arqueiro e ao ser designado a um teste de percepção pelo mestre ele possui sabedoria 8, Logo seu modificador seria -1 somado ao +2 de sua perícia racial ele adicina um total de +1. O mestre pede para ele rolar o D20 e consegue um 11, somado ao +1, obtém um 12 total. Neste caso o mestre informa que fora bem sucedido indicando que o elfo ouviu a marcha dos goblins em direção ao grupo.
Nota do Autor: Esta regra adicional modofica muitas mecânicas de jogo, o mestre tem a palavra final em todos os casos que ouver divergência sobre as regras aqui oferecidas.
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